quinta-feira, 13 de outubro de 2011

COOPERIFA FESTEJA 10 ANOS DE ATUAÇÃO NA PERIFERIA

Mostra Cultural é marcada por dez dias de atividades em 13 espaços culturais


Para comemorar uma década de intervenções culturais, a Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) realizará, na zona sul da capital paulista, a 4ª Mostra Cultural entre os dias 14 a 23 de outubro em diversos locais como escolas, CEUs, casa de cultura e no bar do Zé Batidão, sede do Sarau da Cooperifa desde 2003.

O Sarau da Cooperifa é movimento literário idealizado pelos poetas Sérgio Vaz e Marco Pezão, em outubro de 2001, dentro de um bar, em Taboão da Serra. O projetoteve êxito e hoje eles convidam poetas, músicos, atores, dançarinos, cineastas para brindar nessa festa com uma vasta programação que inclui debates, shows, feira literária, espetáculos e distribuição de três mil livros infantis na comunidade. Todas as atividades são gratuitas.

Tais manifestações foram a forma encontrada por esse coletivo para valorizar a literatura e incentivar a leitura na periferia vem agregada de criatividade com projetos inovadores como o próprio sarau dentro de um bar, o Prêmio Cooperifa, a Semana de Arte Moderna da Periferia, Poesia no Ar, Chuva de livros, Cinema na laje, Ajoelhaço, Sarau da Cooperifa nas escolas, e essa mostra cultural que está na quarta edição no qual reúne todos que buscam uma transformação da periferia.

No entanto, como frisam os organizadores, nada disso seria possível sem a adesão da comunidade, das escolas e dos moradores oriundos das diversas periferias que se deslocam de diferentes regiões da cidade para prestigiar essa realização.

A mostra

A abertura acontecerá no próximo dia 14, às 19h30, no CEU Casa Blanca e será marcada com um panorama dos 10 anos de intervenções culturais.

No decorrer dos dias, a programação reunirá a literatura de poetas e escritores que freqüentamo sarau;a dança grupos como Balé Capão Cidadão, Espírito de Zumbi, Umoja, entre outros; a música, os convidados Preto Soul, Veja Luz, Versão Popular, 4 Vozes, Teatro Mágico, Z’África Brasil, Criolo e GOG e no teatro Cia Sansacroma, Capulanas Cia de Arte Negra e Grupo Clariô.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Serviço

Dias 14 a 23 de outubro de 2011. Atividades são gratuitas.Informações: (11) 9342-8687\9391-3503\6599-5499. cooperifa@gmail.com.

www.colecionadordepedras1.blogspot.com

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROGRAMAÇÃO - IV MOSTRA CULTURAL COOPERIFA

Dias 14 a 23 de outubro de 2011

1º dia - 14 (sexta- feira), 19h30

Abertura – Um panorama dos 10 anos de atividades culturais da Cooperifa na periferia de São Paulo com espetáculos de poesia, música e dança.

CEU Casa Blanca - Rua João Damasceno, 85. Vila das belezas._________________________________________________________________

2º dia - 15 (sábado), a partir das 11h

11h Feira livre de livros- Autores da periferia são convidados a exporem seus livros e haverá também exposições de artes plásticas.

16h Debate - A escrita e a militância cultural das mulheres- com Erica Peçanha, Lu Sousa, Silvana Martins e Jéssica Balbino.

20h - Sarau da Cooperifa e convidados

Casa de Cultural M´boi Mirim- Av. Inácio dias da silva, s/n º - Piraporinha. _________________________________________________________________

3º dia -16 (domingo), a partir das 11h

11h - Festa das crianças -Atividades recreativas, distribuição de livros infantis eshows com os convidados: QI Alforria,D´Quintal, Trio Porão, Poesia Samba Soul e Banda Veja Luz.

EMEFMauroFaccio Gonçalves Zacarias - Av. Raquel Alves Moreira, 823.Parque Santo Antônio.

_________________________________________________________________

4º dia - 17 (segunda-feira), a partir das 18h

18h - Debate - Giros e geras do verbo: literatura afro-brasileira e das beiradas – com Allan da Rosa, Elizandra Souza, Luan Luando e Mario Augusto Medeiros. 20h - Grupo de teatro Clariô – Espetáculo: Urubu come carniça e vôa!Do nordeste para Taboão da Serra, o Clariô conta a vida e obra do poeta negro pernambucano Miró de Muribeca.

CEU Casa Blanca - Rua João Damasceno, 85. Vila das belezas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

20h - Fernandinho Beat Box – o músico realiza um show com diversos ritmos, utilizando a boca como instrumento percussivo, conhecido na Cultura Hip Hop, como beat box.

EMEF Oliveira Viana- Rua Profº. Barroso do Amaral, 694. Jardim Ângela - Jardim Planalto.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

14h - Cinema na laje especial- Com os filmes: 5 x favela -Agora por nós mesmos- De Cacá Diegues e Bróder, de Jeferson De.

E.E. Professor Herculano de Freitas . Av. Olivier Bachelin, 07 - Alto Riviera. _________________________________________________________________

5º dia – 18 (terça-feira), a partir das 10h30

10h30 e 14h - Balé Capão Cidadão- Apresentação dos alunos das oficinas de balé da ONGCapão Cidadão. CEUCapão Redondo - Rua Daniel Gran, s/n. Jardim Modelo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

18h - Debate - Militância cultural: como a cultura pode influenciar no cotidiano da periferia -ComEuller Alves, Marcio Batista , Juninho Círculo Palmarino e Fernando Sarau Vila Fundão.

20h – Show do Teatro mágico - A trupe do teatro mágico desembarca na mostra cultural para um show especial.

CEU Casa Blanca - Rua João Damasceno, 85. Vila das belezas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

20h - Cia Sansacroma – Espetáculo: A máquina de fazer falar–Conta a rotina do departamento político de Auschwitz, que servia de intermediário entre Berlim e o campo para efeitos da solução final.

E.E. Octalles Marcondes Ferreira - Rua Dança de Anitra, 1 - Parque Claudia.


6º dia – 19 (quarta-feira), a partir das 20h.

20h - Aniversário 10 anos - Sarau da Cooperifa- Lançamento do livro 100 mágoas de Rodrigo Ciríaco. Bar do Zé Batidão - Rua Bartolomeu dos Santos, 797. Jardim Guarujá.

___________________________________________________________________

7º dia – 20 (quinta-feira), a partir das 14h.

14h - Orquestra Toca, Zezinho!Este projeto mostra a importância que ultrapassa a associação de sons e palavras. CEU Casa Blanca - Rua João Damasceno, 85. Vila das belezas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

19h - Brau Mendonça - Músico e instrumentista. 20h - 4 vozes - Quarteto de instrumentistas de música popular brasileira, formado por Dora, Jurema , Jussara e Thatiana.

CEU Canto do Amanhecer - Av. Cantos do amanhecer, s/n.JardimMitsutani - Campo Limpo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

20h – Capulanas Cia de Arte Negra.Espetáculo: Solano Trindade e suas negras poesias. Retrata a força da mulher negra por meio das poesias de Solano Trindade, Elizandra Souza e Capulanas. E busca a ancestralidade nas manifestações populares de matriz afro brasileira.

E.E Músico Wander Taffo - Parque Claudia II - R. Mangualde, 427 - Jardim Antonieta.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

20h - Espírito de Zumbi – Espetáculo: Cor Raça Uma passagem pela história do brasil colonial passeando pelos dos ritmos e danças da cultura afro-popular brasileira. EMEF Pracinhas da Feb - Rua antonio raposo barreto, 151. Jd. Das flores.____________________________________________

8º dia – 21(sexta-feira), a partir das 13h30.

13h30 - Teatro de Bonecos – Espetáculo: Cocos e mitos uma aventura no universo das lendas.

EMEI Clarice Lispector -Rua Com. Miguel Maluhy, 159. Jardim Guarujá ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

20h – Trupe Lona Preta. Espetáculo: Soltando o verbo. O grupo apresenta ao público o processo de formação da língua e suas transformações ao longo dos séculos num espetáculo cheio de humor. EMEF Anna Silveira Pedreira - Rua José Manoel Camisa Nova, 550. Jardim São Luis.

______________________________________________________________
9º dia – 22 (sábado), a partir das 17h.

Apresentações musicais com: B. Valente, Zinho Trindade, Z’África Brasil e A Família. Casa de Cultural M´boi Mirim- Av. Inácio dias da silva, s/n º - Piraporinha.

____________________________________________________________

10º dia – 23 (domingo), a partir das 17h.

Apresentações musicais com: Umoja, Preto Soul, Criolo, Versão Popular e GOG.

Casa de Cultural M´boi Mirim- Av. Inácio dias da silva, s/n º - Piraporinha. _______________________________________________________________

Realização:Cooperifa. Apoio cultural: SescSP, Itaú Cultural, Centro Cultural da Espanha –SP e Editora Trip.Informações: (11) 9342-8687\9391-3503\6599-5499.

E-mail:cooperifa@gmail.com. www.colecionadordepedras1.blogspot.com

Nenhum comentário: